Japonês ou Coreano?

Ficou viciado nos animes, quer aprender japonês. Ficou viciado no k-pop e k-drama, quer aprender coreano. E se gostar de tudo e quiser aprender os dois idiomas?? Aí, é só começar a estudar!

“Oi” em japonês e em coreano. Você sabe qual é qual?

Vou falar da minha experiência e o motivo é exatamente o que eu citei no início. Nunca escondi (e nem vou) que a minha motivação para aprender japonês foi principalmente anime. E músicas também; além das próprias músicas dos animes já fui muito fã de j-rock. Ainda gosto mas basicamente escuto só o que já conheço, não costumo procurar por bandas novas. Com muita vontade de aprender a língua-mãe dos desenhos, eu escolhi Letras Português-Japonês para estudar. Até porque esse era o meio de eu estudar de graça e ainda ter um diploma. Perto de mim naquela época não existia curso de japonês, se existiu eu nunca soube. O que eu não sabia também era que teria que dividir o tempo de estudar japonês com outras matérias que não me interessavam tanto mas felizmente venci a etapa e hoje sou orgulhosa do meu diploma de universitária federal impresso em papel moeda, ou seja: vale tanto quanto dinheiro!

Ainda na faculdade, mais do meio para o final, conheci o k-pop. Pois eu lembro de levar material de aula em pastinha do Big Bang. Não sei precisar exatamente quanto tempo levou para que eu me interessasse em estudar a língua coreana. Mas eu fiquei alguns anos tentando decorar os caracteres e me alfabetizando por conta própria. E com muitas idas e vindas, cheio dos estuda-para, estuda-para, estuda-para, me matriculei em curso online assim que tive a oportunidade. Olha só como os tempos já são outros! Muitos agradecimentos à internet permitindo tantas facilidades nos tempos atuais.

O que eu quis mostrar contando tudo isso foi que eu não comecei a estudar as línguas simultaneamente, tiveram bons anos separando o início de uma e de outra. Não sei se recomendaria o estudo simultâneo não; como línguas asiáticas elas têm características bem particulares e acho que seria uma baita de uma paulada começar ao mesmo tempo se a pessoa nunca teve um estudo com um idioma tão diferente antes. Se existir a vontade de estudar os dois, acho que eu recomendaria escolher um para começar a aventura primeiro. Aí depois de uns meses você começa com o outro. O motivo disso é que existem umas semelhanças no japonês e no coreano que eu acho que podem confundir um pouco. Mas por outro lado, elas também ajudam muito para estudar, se você já tiver uma noção de um dos idiomas. Se já sabe japonês, isso pode ajudar no estudo de coreano; se já sabe coreano, isso pode ajudar no estudo de japonês.

Da próxima vez que eu puder ir à Coreia, certamente vou aproveitar muito melhor. Ainda estou bem basicona mas feliz com a evolução. Agora eu posso dizer que estudo japonês e coreano simultaneamente porque estou em estágios bem diferentes de cada idioma. E uma vez que os estudos começam, não acabam nunca. Aliás, tenha isso em mente para qualquer língua que for estudar. O dia em que acabar de estudar um idioma, acho que é porque já desistiu dele. Não importa o nível que esteja, sempre vai ter o que aprender e assim como o nosso português têm mudanças com acréscimo ou desuso de palavras com o tempo, nas outras línguas também têm.

Se me pedissem para escolher entre japonês ou coreano e ficar só com uma dessas línguas seria bem difícil, viu! Mas não tem motivo para escolhas se posso continuar estudando as duas e é isso aí. Se você ficou com interesse em aprender, vai fundo. Procurar as aulas básicas no YouTube é um começo e o que não falta é canal dedicado ao japonês e ao coreano.

☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡

Obrigada por ler, espero que tenha gostado! ❤❤
Vem me seguir no Instagram e no Tik Tok!
https://vivianesabino.carrd.co/

☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡☆☆彡

Deixe um comentário